A morte de Pablo Escobar

QUEM FOI?
Pablo Emilio Escobar Gaviria, conhecido como Pablo Escobar, foi um dos traficantes de drogas mais infames e poderosos do mundo até sua morte em 1993. Considerado um narcoterrorista e líder na guerra das drogas, ele comandava o temido Cartel de Medellín. Em dezembro de 1993, Escobar era uma das pessoas mais ricas do mundo, com um patrimônio de US$ 30 bilhões, equivalentes a cerca de US$ 55 bilhões em 2024. Ele era um traficante brutal que utilizava a violência para manter seu poder e controlar a indústria ilegal de narcóticos, travando uma sangrenta guerra contra o governo da Colômbia, o que levou à intervenção dos Estados Unidos e à criação de unidades policiais e militares especiais para capturá-lo. 

  SUA MORTE.
Em 1989, Escobar humilhou as tropas colombianas, levando o presidente Virgilio Barco a criar uma unidade policial especial para sua captura. Com apoio da CIA e da DEA, formou-se o Bloque de Búsqueda, treinado por forças especiais dos EUA e liderado pelo coronel Horacio Carrillo. Apesar de várias tentativas de captura, nenhuma foi bem-sucedida; Carrillo conduziu operações que resultaram nas mortes de Gustavo Gaviria e Rodriguez Gacha. No entanto, enquanto liderava uma missão para prender Escobar, Carrillo foi emboscado pelos membros do Cartel de Medellín e o coronel Hugo Martinez foi designado como seu sucessor.
Em janeiro de 1993, um novo grupo conhecido como Los Pepes se uniu à busca por Pablo Escobar. Formado por cartéis de drogas rivais, paramilitares e membros marginalizados do cartel de Medellín, o grupo era liderado por desertores do cartel que buscavam vingança após a morte de vários de seus tenentes por Pablo. Ao contrário do Bloco de Busca, que operava dentro da lei, os Pepes não hesitavam em ultrapassar limites legais e morais. No dia 2 de dezembro de 1993, Pablo, sem saber que seu telefone estava grampeado pelo Bloco de Busca, ligou para seu filho um dia após seu aniversário. Ele foi rastreado até o bairro de Los Olivos, onde a equipe do Bloco cerco sua casa. Um membro da equipe identificou Pablo, e ao perceber que sua localização havia sido comprometida, ele e um guarda-costas tentaram escapar pelo telhado, mas foram alvejados por disparos. Uma bala atingiu a orelha direita de Escobar, que foi morto no local.
TAGS:#PabloEscobar #GuerraaosDrogas #CarteldeMedellín #CIA #DEA
Anterior Próxima

نموذج الاتصال