Já sentiu aquele cheiro estranho e ficou se perguntando o que causou isso? Muitas vezes, o mau cheiro corporal pode ter causas bem inusitadas e até mesmo engraçadas.
1. O estresse te deixa fedido? Acredite se quiser, mas o estresse pode te fazer cheirar mal! Quando estamos ansiosos, nosso corpo libera mais suor e as bactérias que vivem na nossa pele se alimentam desse suor, causando aquele cheiro desagradável.
2. Diabetes: cuidado com o hálito! Pessoas com diabetes podem desenvolver um tipo de hálito com cheiro de acetona, que é um sinal de que o corpo está com falta de insulina. Se você tem diabetes e percebeu esse cheiro, procure um médico imediatamente!
3. Suas roupas podem te trair! Roupas de ginástica feitas de poliéster retêm mais suor e bactérias do que as de algodão, o que pode causar um cheiro desagradável.
4. Almoçou carne? Cuidado com o cheiro! Comer muita carne pode te deixar com um cheiro menos agradável. Estudos mostram que pessoas que comem menos carne têm um odor corporal mais agradável.
5. Vegetais crus? Coma com moderação! Brócolis, couve-flor e repolho podem te deixar com um cheirinho diferente. Mas não se preocupe, cozinhá-los antes de comer pode ajudar a reduzir esse efeito.
6. Apneia do sono? Cuidado com o bafo! A apneia do sono pode causar o mau hálito matinal, já que a respiração pela boca favorece o crescimento de bactérias.
7. Suas crenças polÃticas podem influenciar seu cheiro? Um estudo mostrou que pessoas com as mesmas opiniões polÃticas tendem a achar o cheiro umas das outras, mais agradável.
8. Alho e cebola: inimigos do hálito fresco! Esses alimentos liberam compostos que causam mau hálito por horas. Mas calma, comer uma maçã depois pode ajudar a neutralizar esse efeito.
9. Tricomicose: uma infecção que causa mau cheiro Essa infecção bacteriana afeta geralmente as axilas e a virilha, causando um odor forte e desagradável.
10. Cera de ouvido: cuidado com o excesso! O excesso de cera de ouvido pode causar mau cheiro e até infecções.
11. Trimetilaminúria: uma condição genética rara Pessoas com essa condição não conseguem digerir certos alimentos e acabam expelidos um cheiro forte de peixe.
12. Idade: com o tempo, o cheiro muda! Com o passar dos anos, nosso corpo produz menos suor e o nosso cheiro se torna menos intenso.
13. Medo: o suor do medo tem um cheiro diferente! Quando sentimos medo, nosso corpo libera hormônios que podem alterar o nosso cheiro corporal.
14. Genética: nem todo mundo sente o mesmo cheiro Algumas pessoas são mais sensÃveis a certos odores do que outras.
Lembre-se: A higiene pessoal é fundamental para evitar o mau cheiro. Lave-se regularmente, use desodorante e troque de roupa com frequência. Se você está preocupado com algum odor persistente, consulte um médico.
Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos!
Tags: #curiosidades #saúde #higiene #cheiro #corpohumano #bemestar
Observação: Este texto tem fins informativos e não substitui a consulta a um médico.